Tribuna Popular: Fredson Barreto conclama a população para fazer o cadastramento biométrico

Foto: Gazinho

Na sessão ordinária dessa quarta-feira (14), Fredson Barreto, chefe do cartório do Fórum Eleitoral de Itapetinga, a convite da presidenta Naara Duarte, usou a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores, para chamar a atenção da população a respeito da importância do cadastramento biométrico, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Fredson Barreto explicou que o procedimento de revisão biométrica está sendo realizado pelo Cartório Eleitoral desde o último mês de maio e vai até o dia 18 de fevereiro de 2020. O cadastramento é obrigatório e implica no cancelamento do título daqueles eleitores que não comparecerem.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, estima-se que Itapetinga tenha hoje mais de 46 mil eleitores, dos quais mais de 29 mil já fizeram o cadastramento. Ele ressaltou que o atendimento é realizado com hora marcada, sem filas. Para isso, o eleitor deve fazer o agendamento por meio da internet (agendamento.tre-ba.jus.br) ou do telefone 0800.071.6505.

Em Itapetinga, o cartório atende de segunda a quinta-feira, das 8h às 18 horas, e nas sextas-feiras, das 8h às 14 horas. Fredson esclareceu, ainda, que os eleitores que já fizeram o cadastramento não precisam voltar ao cartório nesta nova etapa.

“A gente disponibiliza hoje cerca de 155 vagas por dia, mas, infelizmente, ainda estamos com um comparecimento muito baixo da população. Estamos acima da meta que o TRE determina, mas ainda muito aquém daquilo que nós podemos oferecer”, revelou. Segundo ele, há uma sobra de cerca de 50 vagas por dia. “É preciso ainda mobilizar muito a população, para que compreenda a necessidade de realizar o agendamento”, concluiu.

Entre os transtornos para quem tiver o título de eleitor cancelado estão restrições no CPF, que podem acarretar em dificuldades para realizar cadastro em benefícios federais, como o Programa Bolsa Família. Vale salientar que quem não se cadastrar terá o título de eleitor cancelado e será impedido de tirar passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, além de outros impedimentos.