Sessão especial: conheça a história de Vitória Aparecida, mãe que fundou associação para apoiar pessoas autistas

Vitória Aparecida de Araújo é uma das mulheres de destaque convidadas para a sessão especial da Câmara Municipal de Itapetinga que tem como tema “Descobrindo a força de ser mulher”. Ela é presidente da Associação Conquistense para Atendimento Especializado à Pessoa Autista (Acaepa).

De acordo com Vitória Aparecida, a iniciativa da associação surgiu ao receber o diagnóstico de autismo de seu filho, na época com quatro anos de idade. Foi a partir daquele momento que ela percebeu a necessidade de outras mães e pais de autistas e decidiu fundar a Acaepa para apoiar essas famílias.

A trajetória de vida de Vitória é marcada por conquistas. Em 1992, aos 21 anos, ela saiu de Vitória da Conquista para São Paulo, onde trilhou uma sucedida carreira no ramo da moda. Aos 40 anos, retornou a Vitória da conquista para dar à luz o pequeno Gustavo, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos quatro anos de idade.

Ao iniciar sua caminhada na militância por uma melhor qualidade de vida para Gustavo, Vitória conheceu outras mães que também procuravam um acompanhamento de qualidade e contínuo para seus filhos. Em fevereiro de 2017, ela cedeu sua residência para ser montado um espaço com o objetivo de atender às necessidades da pessoa autista. Era o início da Acaepa.

Com a Associação, a batalha de Vitória ganhou força e se transformou na luta de diversas famílias em prol de todas as pessoas autistas do município. Vitória Aparecida ou Cida, como é chamada pela família e por amigos íntimos, é mãe, filha, irmã, amiga, uma mulher que é exemplo de amor ao próximo.

À frente da Acaepa há três anos, Vitória Aparecida tem se destacado na defesa dos direitos da pessoa autista e na promoção de ações de conscientização sobre a causa. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 70 milhões de pessoas em todo o mundo são autistas. O Transtorno do Espectro Autista está relacionado a uma série de condições caracterizadas, principalmente, por dificuldades para interação social, dificuldade com a linguagem e comportamento repetitivo e restritivo.

Proposta pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapetinga, a sessão especial que contará com a participação de Vitória acontece nesta quinta-feira (12), às 19 horas, no Plenário Ulysses Guimarães. O evento presta homenagem à força feminina e marca a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.