Câmara realiza Sessão Especial Itinerante como parte da IX Marcha de Políticas Públicas sobre Drogas

A Câmara realizou nesta quarta-feira (20) uma sessão especial itinerante na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Vila Érica. O motivo se deu pelo Requerimento n° 20/2023, de autoria da Mesa Diretora, referente à realização da Semana da IX Marcha de Políticas Públicas sobre Drogas, realizada pelo COMAD (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas) entre os dias de 18 a 22 de setembro.

Em sua justificativa, a Mesa Diretora aponta a importância dessa campanha à toda comunidade itapetinguense, bem como dela ter ajuda do poder público municipal: “Ferramentas como o diálogo, palestras, cartilhas, vídeos educativos e bate-papo com o público-alvo a médio longo prazo geram resultados positivos e significativos no cenário social. Nesse sentido, acreditamos que a sessão itinerante permitirá aos cidadãos esse contato direto com o Poder Legislativo, podendo aproveitar o momento para apresentar aos Vereadores as principais reivindicações para a problemática abordada”.

A mesa de debates foi presidida pelo vereador João de Deus (MDB) e, além dos vereadores presentes, foi também composta por: Joilson Oliveira, presidente do COMAD; Wilderberg Rodrigues, coordenador do CAPS-AD; Thaís Ferraz, psicóloga do CAPS-AD; e Manu Brandão, vereadora licenciada e atual Secretária do Desenvolvimento Social do município.

Em sua fala, Wilderberg destacou a importância que é necessário se dar a cada vida presente no CAPS-AD. “É fundamental entender que ali não temos patologias, e sim pessoas, seres humanos. Cada um que se apresenta é um universo que a gente cuida. Eles são unos em suas multiplicidades. Todos que estão ali por conta das patologias que afloraram por causa do uso abusivo de álcool e outras drogas são pais, mães, irmãos, filhos, maridos, mulheres, amigos. E a ideia do CAPS é trabalhar justamente isso: personificar o ser que está ali e não despersonificar”, afirmou ele.

Já Thaís ressaltou que o trabalho feito no CAPS-AD foca no indivíduo e não na droga em si: “A gente recebe aquele indivíduo que muitas vezes é invisível para a sociedade. As pessoas não conseguem enxergá-lo para além do uso da substância, então quando a gente o acolhe consegue entender os motivos que o levaram ao uso daquela substância, e busca ajudar na sua totalidade. Isso faz a diferença e dá resultado, e a política de redução de danos, que é o foco principal da CAPS, serve para fazer com que a pessoa entenda os prejuízos que aquela droga lhe causa e aos poucos desperte para a vida”. Ela também destacou o perfil multiprofissional da equipe do CAPS, que é composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, psiquiatras, clínicos gerais e outros.

Após as falas dos convidados da mesa, a palavra foi dada aos vereadores, que reforçaram seu compromisso com a política de prevenção às drogas. Além disso, membros da plateia também tiveram a oportunidade de falar, destacando a importância do apoio do poder público nessa política e no atendimento à comunidade.