Projeto de Lei do Legislativo declara o Centro Cultural Voo da Liberdade de utilidade pública

A Câmara Municipal de Itapetinga realizou sessão ordinária nesta terça-feira (03) , que contou com a aprovação do Projeto de Lei Ordinária n° 32/2023. De autoria da Mesa Diretora, o projeto declarou de utilidade pública o Centro Cultural Voo da Liberdade, associação privada com atividades de defesa de direitos sociais, que foi fundada em 2000.
Na justificativa do projeto, a Mesa Diretora informa que a carência local e a vontade por fazer valer os direitos das pessoas carentes e necessitadas levaram os fundadores a perceber que, com a fundação da entidade, ajudariam a mudar a realidade existente com o desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas. Além disso, poderiam buscar melhorias da qualidade de vida em conjunto com a comunidade da região, especialmente de Itapetinga. Assim, o Centro Cultural Voo da Liberdade vislumbrou na capoeira e cultura populares ferramentas de transformação social.
São desenvolvidas atividades que garantem às famílias a socialização e o pleno exercício da cidadania, auxiliando em sua formação. Entre as ações sociais destacam-se aulas de capoeira, aulas de dança afro, aulas de teatro, aulas de maculelê, aulas de samba de roda e aulas de musicalidade, além de oficina para a confecção de instrumentos como: berimbau, caxixi, pandeiro, agogô e atabaques.
“É certo que o Centro Cultural Voo de Liberdade já tem projetos e trabalhos que beneficiam a comunidade, a qual aguarda a devido reconhecimento desse projeto pelas instituições públicas requeridas. (…) Entendemos ser de vital importância o reconhecimento para tornar-se de utilidade pública municipal, face as atividades de cunho social e cultural que continuamente são desenvolvidas”, afirmaram os autores do projeto.