Câmara realizará Sessão Especial do Setembro Amarelo no próximo dia 25
A Câmara Municipal de Itapetinga realizará, no dia 25 de setembro, às 19 horas, uma Sessão Especial em alusão à Campanha Setembro Amarelo, com o tema “Espiritualidade e Saúde Mental”. A iniciativa é do vereador Pastor Jean Doriel (PL).
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização que busca promover a valorização da vida e a prevenção ao suicídio, incentivando o diálogo e o cuidado com a saúde mental. Durante a Sessão, serão discutidos aspectos ligados ao tema e realizadas homenagens a instituições e profissionais que atuam na área.
A realização da Sessão foi proposta no Requerimento nº 2/2025, de autoria do vereador Pastor Jean Doriel, aprovado por unanimidade na sessão ordinária do dia 13 de agosto. De acordo com o parlamentar, “a realização desta Sessão Especial será uma oportunidade para trazer à pauta a importância do cuidado com a saúde mental, incentivar a busca por ajuda e o suporte emocional, e destacar os serviços e políticas públicas disponíveis para a população”.
A Mesa da Sessão contará com a participação de Jádira Gomes (Coordenadora Municipal de Saúde Mental); Pr. Aristóteles Salgado (Assembleia de Deus); Pe. Edilberto Amorim (Cotefave); Antônio Edson Barreto, mais conhecido como Piolho (ex-aluno Cotefave); Márcio Ferreira (ex-aluno Vou Viver) e Joilson Oliveira (Alcoólicos Anônimos).
Em Itapetinga, a campanha Setembro Amarelo passou a integrar o calendário oficial do município em 2021. A Lei Municipal nº 1.511/2021 instituiu a campanha de valorização da vida e o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio, a partir de projeto apresentado pela vereadora Sibele Nery (PT) e pelo então vereador Valdeir Chagas. A lei estabelece ainda que a semana em que recair o dia 10 de setembro será considerada a Semana Municipal de Valorização da Vida, sendo o próprio dia 10 definido como o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio.
A Sessão Especial será aberta ao público, no Plenário Ulysses Guimarães, e contará também com transmissão ao vivo pela TV Câmara e pela Rádio Fascinação FM, possibilitando que toda a comunidade acompanhe e participe desse importante momento de reflexão e conscientização.