Tribuna Popular: Renan Coelho fala sobre o reajuste do piso salarial dos professores de Itapetinga

Na sessão ordinária desta terça-feira (06), a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores foi usada por Renan Coelho de Araújo, presidente da APLB (Associação dos Professores Licenciados do Brasil) em Itapetinga e ex-vereador, para falar sobre a necessidade do reajuste do piso salarial dos professores do município. Também estiveram presentes na sessão professores membros da APLB.

Em sua fala, Renan lembrou que o reajuste do piso vem sendo pleiteado pelos docentes desde 2008, ano em que o piso foi sancionado pelo governo federal. Segundo ele, o poder executivo do município reconheceu em janeiro que havia uma portaria do MEC (Ministério da Educação) propondo um percentual para o reajuste do piso salarial dos professores, e foi comunicada à APLB que havia disposição para tratar desse reajuste e também do pagamento do resíduo de 2022.

Renan então explicou que a APLB protocolou um documento informando o percentual necessário para o reajuste e diluindo esse percentual em cinco parcelas a serem pagas até dezembro, mesmo se tratando de um direito de demanda do piso desde janeiro. Contudo, a resposta do poder executivo dada no dia 30 de maio agora indicava que não poderia mais considerar a Lei do Piso do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que foi revogada em 2020. Segundo Renan, a decisão não tem sustentação jurídica e causou indignação entre os docentes.

“Por isso nós estamos aqui hoje. Estamos reinvindicando esse espaço de poder, que é um dos poderes constituídos da sociedade, para dizer aos vereadores e vereadoras que queremos dialogar com este poder sobre que tipo de educação queremos para esta cidade. É a educação que valoriza os trabalhadores da educação? Quando estamos numa sociedade que desvaloriza os professores, isso vai chegar nela”, concluiu Renan em sua fala.

Em seguida, os vereadores reforçaram que estão comprometidos com os professores e que votarão a favor do reajuste do piso salarial. O vereador Valdeir Chagas (PDT) lembrou que a verba deixada para a Educação no município é mais do que suficiente para contemplar as demandas dos professores. Já o vereador Anderson da Nova (União) convocou um encontro que conte com a presença de Renan, o jurídico da Casa Legislativa e a Secretaria de Educação para chegar a um acordo sobre o reajuste.

A Tribuna Popular é o espaço destinado à participação dos cidadãos nas sessões ordinárias.

Conforme o Regimento Interno da Câmara, qualquer eleitor do município ou representante de entidade legalmente constituída poderá usar a Tribuna Popular. Para isso, é preciso fazer a inscrição com antecedência de 48 horas na Secretaria Administrativa da Casa.

A Tribuna Popular pode ser usada para defender ou contrariar proposições em tramitação ou expor tema de interesse público municipal.

As sessões da Câmara de Vereadores de Itapetinga são abertas ao público e transmitidas ao vivo pela Fascinação AM e pelo canal TV Câmara Itapetinga no YouTube. Os vídeos ficam disponíveis para acesso e compartilhamento no canal.