Secretaria de Desenvolvimento Social responde sugestão da Câmara sobre reabertura da Indústria Cidadã

Na sessão virtual dessa quarta-feira (29), foi lido o ofício nº26/2020 da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em resposta à sugestão da Câmara de Vereadores de Itapetinga sobre a reabertura da Indústria Cidadã para confecção de máscaras de tecido destinadas à população carente.

De acordo com a presidenta da Câmara, Naara Duarte, a iniciativa foi pensada para o bem comum no combate ao coronavírus, levando em consideração as orientações das autoridades de saúde do Brasil e do mundo sobre a necessidade do uso de máscaras pela população para proteção contra a doença. Preocupada com a assistência às pessoas em condições de vulnerabilidade social, a Câmara direcionou a sugestão para a Secretaria de Desenvolvimento Social, que respondeu formalmente por meio de ofício.

No documento, a secretária Virgínia Brito informa que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social não tem autonomia para fazer a reabertura da Indústria Cidadã, pois o equipamento pertence ao Governo do Estado da Bahia.

“Considerando a preocupação dessa Casa Legislativa em contribuir com as medidas de prevenção ao contágio pelo covid-19, indicamos que a mesma entre em contato com a SUDIC – Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial, para solicitação da reabertura do local, ressaltando que a Indústria Cidadã foi construída para abrigar a Associação de Costureiras que outrora desenvolvia suas atividades em um galpão improvisado ao lado da Central de Abastecimento em meados do ano 2007”, esclarece Virgínia Brito.

Segundo o texto do ofício, a Secretaria de Desenvolvimento Social tem cumprido o seu papel, atendendo às demandas que chegam, principalmente nos casos de vulnerabilidade social. Virgínia Brito informa ainda que, desde o início da pandemia, a Secretaria tem fornecido material de higiene, café da manhã e lanche noturno para os moradores de rua, além de material de limpeza para manutenção dos banheiros da Central 02 de Abastecimento, que estão sendo disponibilizados para os moradores de rua fazerem suas necessidades neste período delicado que o país tem enfrentado.

Na oportunidade, Naara explica à população que até o momento em que o Poder Legislativo fez oficialmente essa sugestão desconhecia a existência de qualquer convênio firmado entre o Governo do Estado e a Associação União das Costureiras para a fabricação de máscaras em parceria com o município de Itapetinga.

“Acreditamos que não houve ampla divulgação nos meios de comunicação sobre esse convênio, o que justifica o não conhecimento da realização dessa parceria. Além disso, não identificamos publicação do referido convênio na imprensa oficial do Estado ou do Município, por isso fizemos a sugestão da confecção de máscaras para doação à população carente. O intuito é o de ajudar o Executivo e colaborar para a qualidade de vida da nossa população. O momento é de união e a Câmara não deixará de empreender todos os esforços possíveis para cumprir as suas funções, representando a comunidade e defendendo os seus interesses”, afirmou.