12:49hs

Hora Certa

Resumo da sessão: confira matérias legislativas aprovadas nesta terça-feira (14)

A Câmara Municipal de Itapetinga realizou mais uma sessão ordinária nesta terça-feira (14). A Casa Legislativa votou e aprovou um requerimento e quatro moções de aplauso.

A abertura oficial da 52ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Itapetinga esteve entre os assuntos mais abordados na sessão desta terça-feira.

No início da sessão, o vereador Valdeir Chagas (PSD) fez a leitura do convite da Câmara de Vereadores para a inauguração do seu estande na Exposição. O evento será realizado na quinta-feira (16), às 20 horas.

Valdeir presidiu os trabalhos temporariamente, na ausência dos membros da Mesa Diretora, por ser o vereador mais idoso presente no início da sessão. Posteriormente, a presidência da sessão foi passada ao vice-presidente da Casa, vereador Tarugão (MDB).

Os vereadores votaram e aprovaram um requerimento verbal do vereador Anderson da Nova (União), que solicita a realização de uma sessão especial para discutir a Campanha Maio Laranja. Essa campanha trata de políticas públicas e ações de combate à exploração e ao abuso sexual infantojuvenil.

A sessão especial deverá ocorrer no próximo dia 29, às 19 horas. Ao justificar a sessão, Anderson da Nova explicou que a data de 18 de maio é considerada como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, momento em que é realizada a campanha denominada “Maio Laranja” ou “Faça Bonito”.

A campanha consiste em mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes, garantindo que possam se desenvolver de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

Ainda na mesma sessão foram aprovadas quatro Moções de Aplauso, todas de autoria do vereador Tarugão.

A Moção de Aplausos Nº 19/2024 presta homenagem ao Blog Fala Meu Ilustre, de editorial de Mauricio Ghomes, por excelência no trabalho de divulgação de notícias de Itapetinga com imparcialidade e responsabilidade jornalística.

A Moção de Aplausos Nº 20/2024 é destinada ao Blog Itapetinga 24 Horas, do editor Marlon Araújo, por relevância de serviços prestados à população de Itapetinga através da comunicação ao longo de 13 anos.

A Moção de Aplausos Nº 21/2024 presta homenagem ao Blog IRepórter, de editorial Eudo Mendes, por excelência no trabalho de divulgação de notícias de Itapetinga com imparcialidade durante 12 anos de existência no município.

A Moção de Aplausos Nº 22/2024 é dedicada ao Blog Itapetinga Notícias, de responsabilidade de Israel Damaceno, por excelência no trabalho de divulgação de notícias de Itapetinga com imparcialidade editorial nos sete anos de existência no município.

Durante a sessão, foi pedido um minuto de silêncio em memória de Kléber Dias Lima e de Dona Adélia Ribeiro de Souza.

Kléber Lima era filho de Adenilson Lima Silva, assessor parlamentar da vereadora Sibele Nery (PT).

Dona Adélia Ribeiro de Souza era tia e mãe de criação de Rogério Brito, chefe de gabinete da presidência da Câmara.

A sessão foi transmitida ao vivo pela Fascinação AM e pelo canal TV Câmara Itapetinga no YouTube. O vídeo fica disponível para acesso e compartilhamento.

As matérias aprovadas podem ser consultadas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), disponível na página oficial da Câmara na internet: www.itapetinga.ba.leg.br.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.