Projeto do Ministério Público marcou Mês da Mulher na Câmara

No dia 15 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Ministério Público, em parceria com a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Itapetinga, realizou a primeira edição do evento Tudo por Elas.

Idealizado pela promotora de Justiça Solange Anatólio, o projeto ofereceu uma série de serviços de orientação e atendimentos nas áreas de saúde, assistências jurídica, social e psicológica, empreendedorismo feminino, estética feminina, entre outras. Essa primeira edição prestou atendimento a mais de 70 mulheres.

Realizado na sede da Câmara Municipal de Itapetinga, o projeto transformou os gabinetes dos 15 vereadores em espaços com múltiplos serviços, entre eles cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e atendimento itinerante de órgãos como a Defensoria Pública, a Delegacia da Mulher e a Promotoria de Justiça.

A programação do evento contou ainda com a participação do projeto Marias do Bairro, de Vitória da Conquista, da Sala do Empreendedor e do Espaço Colaborar. Foram distribuídos mais de 100 kits higiene, produtos de limpeza e brindes para o público feminino.

A promotora Solange Anatólio é titular da 1ª Promotoria de Justiça em Itapetinga, tendo entre suas atribuições atuação na área criminal, com especialidade em casos de violência doméstica contra a mulher.

Ela agradeceu a participação do público no evento inovador e revelou uma expectativa positiva para a próxima edição. “Eu fiquei surpresa e gratificada com a adesão das mulheres ao evento e vi como era importante realmente aproximar as instituições que ali se faziam presentes e a comunidade feminina. Foi muito gratificante. No ano que vem, eu sei que o nosso projeto será muito maior, terá maior amplitude e quem sabe poderemos alcançar outras mulheres da região”, comentou a promotora de Justiça.

Solange Anatólio também ressaltou a importância da parceria firmada com a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal de Itapetinga para a realização do Tudo por Elas. “Gostaria de reiterar que, embora eu tenha idealizado o projeto, ele só foi possível ser concretizado na prática por conta da adesão incondicional da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal. Assim que efetuei a proposta aos vereadores, todos abraçaram a ideia, e a Prefeitura também deu apoio”, contou. Para a promotora, a magnitude do evento se deve ao empenho de todos os envolvidos.

A programação do projeto Tudo por Elas culminou com a Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que ocorreu à noite por iniciativa da vereadora Sibele Nery.

O presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, vereador João de Deus (MDB), afirmou que a Casa se sente lisonjeada e espera que a próxima edição do evento seja tão grandiosa como a primeira.