01:28hs

Hora Certa

Novembro Azul alerta sobre os cuidados com a saúde dos homens

O mês de novembro é marcado pela campanha mundial que chama a atenção para os cuidados com a saúde masculina. O Novembro Azul alerta principalmente sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil (atrás do câncer de pele não-melanoma).

De acordo com o Inca, a estimativa de novos casos de câncer de próstata é de 65.840 (dados de 2020), correspondendo a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino.

O câncer de próstata tem evolução silenciosa em sua fase inicial. É justamente no início que a doença tem 90% de chances de cura, por isso o diagnóstico precoce é fundamental.

Conforme a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o diagnóstico precoce e a possibilidade de cura só existem quando se faz exames rotineiros pelo menos uma vez ao ano.

A recomendação da SBU é que os homens, a partir de 50 anos, e mesmo sem apresentar sintomas, devam procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada tendo como objetivo o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os homens que integrarem o grupo de risco devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos.

Ao apresentar sintomas, o câncer já está numa fase mais avançada. Entre os sinais que devem ser investigados estão dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e a presença de sangue na urina. Vale ressaltar que esses sintomas nem sempre são causados por câncer, mas indicam que é preciso procurar o médico.

A Lei Municipal 1.243/2014 institui o Novembro Azul como o mês de combate ao câncer de próstata em Itapetinga.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.