Escola João e Maria visita Memorial do Legislativo

Na manhã desta terça-feira (1º), mais duas turmas de alunos da Escola João e Maria visitaram o Memorial do Legislativo na Câmara Municipal de Itapetinga.

Os estudantes do 1º e 2º ano estavam acompanhados pelas professoras Juliana Sena, Fabiana Oliveira e Cristiane Bastos.

De acordo com a professora Fabiana Oliveira, do 1º ano, a visita foi bastante proveitosa. “Nós estamos muito agradecidas pela oportunidade. Fomos muito bem recepcionadas. Essa visita é muito importante para que nossas crianças estejam inseridas nesse ambiente que é tão importante para a nossa sociedade. O conhecimento vai enriquecer muito o aprendizado das nossas crianças. Tenho certeza de que eles vão sair daqui com um grande conhecimento que muitos deles ainda não tinham”, avaliou a educadora.

As crianças conheceram o Memorial do Legislativo, o Plenário Ulysses Guimarães, gabinetes de vereadores e participaram de um lanche oferecido pela Câmara.

No Plenário, o grupo conversou com o presidente Valquírio Lima (PSD) e com o vereador Peto (MDB), que atualmente ocupa o cargo de segundo-secretário na Mesa Diretora da Câmara.

Os vereadores e as servidoras Maria Léa Lima e Ana Oliveira falaram sobre as funções da Câmara de Vereadores e a atuação do vereador na comunidade.

O público também visitou os gabinetes do presidente Valquírio Lima, Juscelino Gomes (PSC) e Manu Brandão (MDB). Os alunos encontraram ainda os vereadores Hélder de Bandeira (PSC) e Tuca (Republicanos).

No Memorial do Legislativo, a servidora Maria Léa Lima apresentou para a turma a galeria de ex-presidentes da Câmara Municipal de Itapetinga, fotos de ex-vereadores, ex-prefeitos, fotos antigas da cidade e um vídeo que conta um pouco da história da cidade.

O Memorial guarda documentos históricos e fotos das personalidades que marcaram a história política de Itapetinga. O espaço foi idealizado pela ex-vereadora Naara Duarte, que exerceu três mandatos consecutivos na Câmara (2009 a 2020) e foi presidente da Mesa Diretora no biênio 2019-2020. Naara faleceu em janeiro de 2022.

Inaugurado em dezembro de 2020, o Memorial passou por um período fechado para visitação por conta da pandemia da Covid-19. Em 2021, por iniciativa do vereador Neto Ferraz (PSC), o espaço ganhou o nome da ex-servidora Dalva Nascimento Silva, que trabalhou durante quase três décadas na Câmara de Vereadores.

Diversas escolas já visitaram o Memorial do Legislativo. O Memorial funciona de segunda a sexta-feira, nos mesmos horários de funcionamento do setor administrativo da Câmara.