Dia das mães é comemorado com cuidado em meio à pandemia de Covid-19
O Dia das Mães de 2020 é marcado pelo rápido avanço da Covid-19 no Brasil. Muitas famílias não puderam se reunir como faziam para o tradicional almoço do segundo domingo de maio; muitos filhos estão distantes das mães e não puderam viajar para realizar aquele tão esperado encontro. Outras mães são idosas ou pacientes de doenças crônicas e fazem parte do chamado grupo de risco para a doença provocada pelo novo coronavírus. As gestantes e mulheres que deram à luz também passam por momentos de cuidados redobrados com a saúde.
Não esperávamos que esta data fosse comemorada em um cenário de crise como este. Entretanto, é justamente em momentos assim que o cuidado materno se destaca ainda mais como um dos valores mais importantes para o equilíbrio emocional de muitas pessoas.
É no abraço de mãe que muitos buscam paz, segurança, conforto e esperança para lidar com as dificuldades nas horas de medo, tristeza ou incertezas. Para vencer a saudade e respeitar as regras de distanciamento social, restou para muitos filhos o contato virtual. Mesmo distantes fisicamente, eles usaram a tecnologia para demonstrar afeto.
Preocupada em manifestar sua gratidão e reconhecimento a todas as mulheres que exercem essa missão, a Câmara Municipal de Itapetinga lançou uma campanha digital para prestar homenagem às mães e alertar sobre os cuidados com a saúde física e mental durante este período de pandemia e necessário distanciamento social.
Durante todo o domingo (10), as redes sociais da Câmara foram alimentadas com publicações direcionadas para o Dia das Mães. O Poder Legislativo Municipal vem recomendando à população que evite aglomerações e respeite as recomendações das autoridades de saúde para prevenir o contágio e a propagação do coronavírus.
Uma das peças da campanha destaca os desafios de ser mãe na atualidade, em especial em tempos de pandemia. A pedido da Câmara de Vereadores, a psicóloga Luana Requião gravou um vídeo falando sobre a cobrança social e romantizada de uma mãe maravilhosa, perfeita, sempre certa e disponível. “A cobrança acaba virando um desespero. A mãe tenta ser além da medida. Ela busca uma meta imaginada, um ideal inexistente de perfeição, que muitas vezes consome a sua saúde física e emocional”, avaliou.
São dias desafiadores para todos, especialmente para as mães que se dividem entre atividades do lar, vida profissional e cuidado com os filhos. Os desafios são ainda maiores para as mulheres que são mães e atuam na linha de frente contra a Covid-19. Muitas médicas, enfermeiras e outras profissionais de saúde chegam a ter que ficar isoladas dos filhos dentro da própria casa.
Para todas essas mães, guerreiras, que são, sim, exemplos de força e coragem, mas também enfrentam problemas, precisam de cuidado e atenção, a Câmara Municipal de Itapetinga deseja um Feliz Dia das Mães e faz votos de esperanças em dias melhores.