05:34hs

Hora Certa

Campanha Novembro Azul faz parte do calendário oficial de Itapetinga

A Lei Municipal 1.243/2014 instituiu no município de Itapetinga o Novembro Azul como sendo o mês de combate ao câncer de próstata.

De acordo com o texto da lei, o objetivo é promover a conscientização sobre a importância da prevenção dessa doença no público masculino.

A campanha envolve toda a sociedade organizada, com o intuito de manter uma consciência de prevenção ao câncer de próstata nos homens do município.

O mês de novembro é considerado o mês mundial de combate ao câncer de próstata.

Segundo informações do Ministério da Saúde, esse é o tipo mais comum de câncer entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) alerta que, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. No entanto, se for diagnosticada precocemente, a doença tem cura.

Os especialistas acreditam que a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Detectar precocemente o câncer de próstata ainda é o melhor tratamento. Para isso, os homens precisam fazer exames regularmente, mesmo na ausência de sintomas.

Para prevenir o câncer de próstata, os homens devem procurar o médico urologista. O profissional vai indicar a realização de dois exames básicos: o toque retal e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Esses exames são complementares e possibilitam o diagnóstico da doença.

O exame de toque retal permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Esse exame é recomendado a partir dos 45 anos para pacientes com fatores de risco e aos 50 anos para homens que não possuem fatores de risco.

A idade é um fator de risco. Sabe-se que a chance de ter câncer de próstata aumenta rapidamente após os 50 anos. Aproximadamente 60% dos cânceres de próstata são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.

Além disso, homens negros, obesos mórbidos e indivíduos com histórico familiar de câncer também fazem parte de grupos de risco.

Informações divulgadas pela Sociedade Americana do Câncer revelam que os indivíduos com histórico familiar têm cerca de 10 a 20 vezes mais chances de desenvolver a doença.

O mais importante é entender que essa enfermidade tem cura. Se for diagnosticado em fase inicial, o câncer de próstata tem até 90% de chances de cura.

Aproveite o Novembro Azul e cuide da sua saúde!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.