Câmara vai realizar sessão especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Nesta quarta-feira (23), a partir das 19 horas, a Câmara Municipal de Itapetinga vai realizar uma sessão especial em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado anualmente em 20 de novembro. A iniciativa é da vereadora Sibele Nery (PT).

No requerimento apresentado à Casa Legislativa, Sibele Nery explicou que o objetivo da data é promover uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira.

“Vale ressaltar que a sociologia, a política, a religião e a gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira”, destacou a vereadora na justificativa da sessão.

A parlamentar lembrou ainda que o Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído pela Lei 12.519/2011, sancionada pela então presidente Dilma Rousseff.

20 de novembro foi escolhido para a celebração da Consciência Negra por ser a data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares. Considerado herói nacional, Zumbi dos Palmares foi líder de um dos maiores quilombos brasileiros durante o período colonial.

No ano passado, o tema também foi pauta de uma sessão especial proposta pela mesma vereadora.

A sessão especial em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra será realizada nesta quarta-feira (23), às 19 horas, no Plenário Ulysses Guimarães. Toda a comunidade itapetinguense é convidada a participar do evento.

As sessões da Câmara de Vereadores de Itapetinga são transmitidas ao vivo pela emissora de rádio Fascinação AM e pelo canal TV Câmara Itapetinga no YouTube.