Câmara realiza sessão especial em homenagem aos garis

A Câmara Municipal de Itapetinga realizou uma sessão especial em homenagem aos garis nesta quarta-feira (26). O evento foi de iniciativa do vereador Anderson da Nova (DEM).

A mesa solene foi composta pelo vice-prefeito Renan Pereira (DEM); Moisés Prado, coordenador da coleta de lixo do município; Alisângelo Ribeiro, representante da empresa responsável pela coleta de lixo; Marluzia Vieira, representando os garis; José Mauro da Pax Perfeição e o palestrante Marco Correia.

Na abertura da sessão, o presidente da Câmara de Vereadores, Valquírio Lima (PSD), destacou a importância da categoria para o município. Ele disse que a Casa Legislativa reconhece e valoriza a atuação dos garis. “Itapetinga hoje é uma das cidades mais limpas do interior da Bahia”, ressaltou.

O autor da sessão, vereador Anderson da Nova (DEM), falou sobre o Dia do Gari, comemorado em 16 de maio. “É um marco para refletir sobre o respeito aos profissionais da limpeza pública”, afirmou. O parlamentar também chamou a atenção para a necessidade de colaboração da população para manter a cidade limpa e organizada.

O palestrante da sessão, Marco Correia, declarou que é graças ao trabalho do gari que os cidadãos podem viver em uma cidade limpa, bonita e saudável. “Precisamos agradecer a cada um deles todos os dias pela dedicação incessante e pelos cuidados que eles têm com a nossa cidade”, ponderou.

Moisés Prado salientou que os profissionais que trabalham na coleta de lixo são pessoas comprometidas com a limpeza da cidade. “Então, é muito importante a gente contar com a ajuda da nossa população”, comentou. “Nós temos que ter respeito com o nosso próximo. Jogar lixo nas ruas é um problema para todo mundo”, acrescentou.

Representando os garis, Marluzia Vieira disse que tem muito orgulho da sua função. “A gente levanta realmente cedo, como foi falado, debaixo de sol ou chuva, a gente está lá para fazer o nosso trabalho”, contou.

O vice-prefeito Renan Pereira parabenizou o vereador Anderson da Nova pela iniciativa. Para ele, o Dia do Gari deve ser comemorado todos os dias. “Se alguém tem que ter uma remuneração justa, se alguém tem que ter uma representação justa em uma prefeitura municipal de qualquer cidade, são vocês”, afirmou se referindo aos garis.

Durante a sessão, dona Laudicena Lima, de 74 anos, foi homenageada pelos 25 anos de serviços prestados à limpeza pública em Itapetinga.

A sessão foi transmitida ao vivo pela Fascinação AM e pelo canal TV Câmara Itapetinga no YouTube.