02:15hs

Hora Certa

Câmara realiza sessão especial em homenagem ao Dia da Educação

A Câmara Municipal de Itapetinga realizou, nesta quinta-feira (27), uma sessão especial em homenagem ao Dia da Educação, comemorado anualmente neste mês de abril.

De iniciativa do vereador Anderson da Nova (União), a sessão especial debateu o tema “Educação, um passaporte para um novo mundo”. Foram discutidos assuntos como o fortalecimento de políticas públicas educacionais, educação inclusiva, investimentos em ensino superior com foco no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) em Itapetinga, prevenção e estratégias de enfrentamento à violência escolar, valorização profissional de educadores e demais profissionais da educação, impactos da pandemia da Covid-19 na educação, entre outros.

A mesa de debates foi presidida pelo vereador Anderson da Nova e contou com a participação de autoridades e representantes de instituições ligadas à educação. Entre os participantes da mesa estavam o vice-prefeito Renan Pereira (União); o radialista Valdomiro Mota; o prefeito do campus da Uesb em Itapetinga, Carlos Alberto Oliveira; o promotor de Justiça da Infância e Juventude Millen Castro Medeiros de Moura; o coordenador do Núcleo Territorial de Educação (NTE-08), Alécio Chaves; o diretor-geral do campus do Instituto Federal Baiano em Itapetinga, Rômulo Spósito das Virgens; o presidente do Sinditatiba, Valdeilson Pereira; o secretário municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Fábio Viana; o diretor da Delegacia Sindical Rio Catolé da APLB Sindicato, Renan Coelho; e o professor da Uesb Wermerson Meira, que é responsável por um projeto de extensão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Uesb.

Ao justificar a sessão especial, o vereador Anderson da Nova destacou a importância da data celebrada em 28 de abril para promover a conscientização da população sobre a educação escolar, social e familiar. O parlamentar salientou que a educação é fundamental para a construção de valores essenciais à vida e ao convívio em sociedade.

O vice-prefeito Renan Pereira reconheceu a importância da sessão especial para o município de Itapetinga na medida em que reuniu diversas pessoas qualificadas para a discussão acerca da educação. Renan Pereira ainda registrou em seu discurso a saudade da época em que a figura do professor era reverenciada e valorizada na comunidade escolar e na sociedade.

Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Millen Castro Medeiros de Moura.

Em relação à violência nas escolas, o promotor Millen Castro defendeu que é preciso discutir políticas públicas, porque a educação não se encontra isolada e pode ser compreendida como um reflexo da sociedade. Nesse sentido, o promotor avaliou que é necessário estimular o diálogo, a solidariedade e a pacificidade nas famílias, nas escolas e na sociedade.

Para o promotor da Infância e da Juventude, fatores como o estímulo ao discurso da violência e a forte competitividade marcam o atual contexto social e estão relacionados a esse momento de insegurança vivenciado pelas escolas brasileiras. “Nós temos que fazer uma reflexão que os fatos que estão acontecendo em todo o país hoje não aconteceram de uma hora para a outra”, apontou.

O promotor analisou que a escola é o lugar mais revolucionário em que o aluno tem a oportunidade de viver. No entanto, lembrou que todos ainda estão reaprendendo a viver em sociedade após a pandemia da Covid-19.

“Nós estamos agora voltando a conviver, e não somos os mesmos que éramos antes da pandemia. Muitas pessoas estão envolvidas com problemas de saúde mental, muitas pessoas desaprenderam de estar em um ambiente escolar e ainda são altos os níveis de evasão escolar”, citou o promotor ao falar sobre os efeitos da pandemia na educação.

De acordo com ele, considerando o público atendido pela Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, a maioria dos adolescentes envolvidos em atos infracionais não está frequentando a escola ou voltou a frequentar com atraso escolar.

A sessão conseguiu promover um debate com a participação de representantes dos diferentes poderes e das redes de ensino.

O coordenador do NTE-08, Alécio Chaves, pediu aos vereadores que se esforcem para fortalecer a educação pública, para que o cidadão se sinta representado e a educação seja de todos. “O papel de vocês é fortalecer a educação pública”, afirmou.

Alécio também pediu que seja enfraquecida a briga entre a educação do município e a do Estado, ou seja, o espírito de divisão. Segundo Alécio, os vereadores são o espelho de uma nova geração para os alunos de hoje.

“Quando vocês se colocam ao lado da educação, vocês abrem portas entre passado, presente e futuro, despertando neles o acreditar, o sentido da caminhada de cada um. Que esse dia seja uma oportunidade de reafirmar isso e criar parceiros nessa grande jornada que é a educação”, declarou o coordenador do NTE-08 aos parlamentares.

Secretário Municipal de Educação, Fábio Viana.

O secretário municipal de Educação, Fábio Viana, defendeu uma educação pública, gratuita e socialmente referenciada. Ele explanou sobre a meta do governo municipal de construir uma cidade educadora.

Fábio Viana ponderou que é por meio do debate político sério que se consegue avançar e, de fato, transformar a realidade.

“Essa construção vai ser sempre uma construção. Ela nunca vai ter um final, porque a educação é reflexo da sociedade. A cada momento que a gente avança no processo civilizatório, a gente tem que dar mais um passo na efetivação de políticas de direitos do ponto de vista educacional”, esclareceu o secretário.

Para Fábio, a construção de uma cidade educadora não deve ser um discurso apenas do governo, mas também da política educacional do município a fim de que se possa continuar avançando e garantindo direitos a todos.

Os vereadores presentes na sessão discursaram sobre a importância da educação, de políticas públicas, da educação como prioridade e da busca por soluções para a superação dos novos desafios educacionais.

A sessão contou com a presença de estudantes, professores, mães de filhos autistas que são assistidos pelo município, representantes da sociedade civil, da imprensa e outras pessoas interessadas na temática.

A sessão especial foi transmitida ao vivo pelo canal TV Câmara Itapetinga no YouTube, onde o vídeo fica disponível para acesso e compartilhamento.  

 

Créditos das fotos: Deivisson Neri – ASCOM PMI

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.