Câmara parabeniza Bandeira do Colônia pelo seu aniversário

Comemoramos hoje (17 de agosto) o aniversário do distrito de Bandeira do Colônia.

O escritor Maurício Gomes conta que existe o histórico da fundação despretensiosa de Bandeira do Colônia, que iniciou com um aglomerado até se tornar distrito.

Segundo Maurício Gomes, o termo distrito passou a ser atribuído a Bandeira do Colônia após a instalação de um cartório no local, deixando a condição de povoado, por ter uma repartição da Comarca de Itapetinga ali instalada. O cartório foi instalado em 12 de dezembro de 1958.

A Lei Municipal Nº 23, de 13 de julho de 1956, estabelece as áreas urbanas e suburbanas da cidade de Itapetinga e da Vila do Bandeira do Colônia. De acordo com a lei, a área urbana da então Vila do Bandeira do Colônia tinha início no centro da Praça da Igreja.

A Lei Municipal Nº 72, de 8 de agosto de 1960, autoriza a Prefeitura a levantar o projeto e fazer construir administrativamente a rede de esgoto geral da Vila de Bandeira do Colônia.

A Lei Municipal Nº 74, de 19 de agosto de 1960, autoriza o Poder Executivo a conceder, gratuitamente, plantas para construção de casas de pessoas reconhecidamente pobres da cidade e da Vila do Bandeira.

A Lei Municipal Nº 80, de 28 de outubro de 1960, autoriza o poder Executivo a proceder a obras de calçamento e arborização na Vila do Bandeira do Colônia.

Essas e outras leis relacionadas ao desenvolvimento do distrito de Bandeira do Colônia podem ser consultadas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), disponível na página oficial da Câmara de Vereadores na internet: www.itapetinga.ba.leg.br.

Na atual legislatura, a Câmara Municipal de Itapetinga conta com dois vereadores que são moradores do distrito de Bandeira do Colônia. Trata-se dos vereadores Gegê (PSB) e Hélder de Bandeira (PSC).

Aproveitando a passagem da data comemorativa, a Câmara de Vereadores parabeniza Bandeira do Colônia e o povo do nosso distrito pela construção de uma história de sucesso.

Parabéns, Bandeira do Colônia!