Câmara entra em acordo com servidores para manter reajuste da categoria

Na manhã desta terça-feira (9), servidores da Câmara Municipal de Itapetinga se reuniram com os vereadores sobre o reajuste salarial de 2022. A Mesa Diretora e demais parlamentares entraram em acordo com a categoria para manter a aprovação do Projeto de Lei Nº 011/2022, que concede reajuste salarial e reajusta o auxílio alimentação dos servidores efetivos do Poder Legislativo.

O PL Nº 011/2022 foi aprovado, por unanimidade, em dois turnos de votação no dia 15 de junho. Entretanto, no dia 30 de junho, foi vetado pelo prefeito Rodrigo Hagge (MDB). Após diálogo e negociação com vereadores e com o prefeito, os servidores da Câmara conseguiram a garantia de que o veto será rejeitado e mantida a aprovação do projeto.

Formada pelos servidores Jane Kleide Oliveira, Marcelo Evangelista e Edvaldo Júnior, a comissão que representa a categoria conseguiu a assinatura dos vereadores em um documento comprovando o apoio à promulgação do projeto.

Os vereadores também vão manter a aprovação do Projeto de Lei Nº 13/2022, que assegura aos servidores comissionados, incluindo assessores parlamentares, o direito do auxílio-alimentação previsto na Lei Municipal nº 1.337/17. O projeto também havia sido vetado pelo prefeito.

Durante a reunião, os servidores registraram agradecimentos aos vereadores, à Mesa Diretora, ao prefeito pela conquista de um reajuste considerado histórico. 11 servidores efetivos, que ocupam cargos de níveis fundamental e médio, devem receber um reajuste de mais de 40%, cujo objetivo é corrigir perdas salariais acumuladas ao longo dos anos.

O presidente Valquírio Lima falou sobre a valorização dos servidores da Câmara e o empenho da gestão em reconhecer o trabalho desenvolvido pelo corpo funcional do Poder Legislativo Municipal. Os vereadores presentes declararam apoio à categoria e destacaram a importância dos servidores para o funcionamento da Casa Legislativa e boa prestação do serviço público.

Atualmente a Mesa Diretora da Câmara é composta pelos vereadores Valquírio Lima (PSD), Anderson da Nova (União), Tuca (Republicanos) e Peto (MDB), que ocupam os cargos de presidente, vice-presidente, primeiro-secretário em substituição a Neto Ferraz (PSC) e segundo-secretário ad hoc em substituição ao vereador Tuca.

Participaram da reunião a Mesa Diretora, as vereadoras Manu Brandão (MDB) e Sibele Nery (PT), os vereadores Tarugão (MDB), Gegê (PSB), Juscelino Gomes (PSC), Helder de Bandeira (PSC), servidores efetivos e comissionados do órgão municipal e o presidente do Sinditatiba, Valdeilson Pereira. O Sinditatiba é o Sindicato Intermunicipal dos Servidores Públicos Municipais de Itapetinga.

A Câmara de Vereadores de Itapetinga tem um quadro funcional formado por 55 servidores, sendo 19 efetivos e 36 comissionados. Desses, 30 são assessores parlamentares.