Câmara aprova título de Cidadão Itapetinguense ao professor e assessor Manoel Gomes São Mateus

Na sessão ordinária do dia 02 de maio, a Câmara Municipal de Itapetinga aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 02/2023, de autoria da Mesa Diretora, que concede o Título de Cidadão Honorífico de Itapetinga ao professor e assessor Manoel Gomes São Mateus.

Na justificativa do Projeto de Decreto Legislativo, consta-se que Manoel São Mateus é natural de Aquidabã-SE, mudando-se com a família para Itabuna-BA e depois passando a residir em Itapetinga entre 1948 e 1969 e depois de 1975 até os dias atuais.

Diplomado em  Economia pela Universidade Federal da Bahia, e dada a sua convivência com o agronegócio, Manoel optou por dedicar-se profissionalmente ao interior do estado. Foi professor fundador da Faculdade de Ciências Econômicas de Itabuna, atual Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e professor convidado da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Itapetinga.

Também prestou assessoria técnica à Cooperativa Mista do Médio Rio Pardo e ao Sindicato Rural de Itapetinga (COOPARDO) – onde também atuou como presidente – e à Cooperativa do Leite (COOLEITE), além de ter sido fundador e diretor da Mafripe. Manoel também teve ativa participação nos governos municipais e estaduais do ex-prefeito Michel Hagge, com quem trabalhou como assessor de Planejamento da Prefeitura Municipal de Itapetinga e assessor parlamentar.

Manoel teve intensa atuação como político estudantil, tendo importante papel na criação das universidades estaduais (UESB, UEFS, UNEB e UESC) e na co-criação dos Institutos Federais na Bahia, dentre outras ações. Ao longo de sua vida foi filiado ao Partido Republicano (PR) e ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB); atualmente, é filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

A Mesa Diretora reforça que, em suas nove décadas de vida, Manoel pôde testemunhar as transformações da Educação brasileira ao longo das últimas décadas, oferecendo uma modesta, mas valiosa, contribuição ao processo de evolução educacional no país.

A sessão em que houve a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo 02/2023 foi transmitida ao vivo pelo canal TV Câmara Itapetinga no YouTube e pela Fascinação AM. O vídeo fica disponível no canal para acesso e compartilhamento.

O Projeto de Decreto Legislativo 02/2023 pode ser consultado no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), disponível no endereço: https://sapl.itapetinga.ba.leg.br/.