Câmara aprova Moção de Repúdio ao discurso do vereador gaúcho acusado de xenofobia contra baianos

A Câmara Municipal de Itapetinga aprovou uma Moção de Repúdio contra o discurso do vereador Sandro Fantinel, de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em que ataca trabalhadores baianos resgatados em situação análoga à escravidão.
De autoria do vereador Gegê (PSB), a Moção de Repúdio Nº 8/2023 foi aprovada por todos os vereadores em sessão ordinária da Câmara Municipal de Itapetinga realizada na quarta-feira (8).
O discurso preconceituoso contra os baianos foi feito pelo vereador Sandro Fantinel em sessão da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, no dia 28 de fevereiro. Ele fez um comentário xenofóbico ao usar a tribuna e questionar a repercussão do caso de trabalhadores resgatados em situação de escravidão nas vinícolas da serra gaúcha.
Mais de 200 cidadãos foram resgatados de uma situação comparável à escravidão na Serra Gaúcha. O grupo trabalhava na colheita de uva e denunciou que era submetido a um sistema análogo à escravidão e que eram ameaçados, agredidos e torturados.
“Em cumprimento à sua nossa missão constitucional, dada pelo povo itapetinguense, a favor de um futuro de dignidade e justiça para todos, como exigem os ideais civilizatórios, exigimos respeito ao povo baiano e à nossa cultura, uma das mais ricas e diversificadas do país, que tantas contribuições relevantes já deram ao cenário cultural brasileiro e mundial e reiteramos aqui nosso total repúdio ao discurso do vereador Sandro Fantinel”, declara o vereador Gegê no documento aprovado pela Câmara Municipal de Itapetinga.
Gegê ocupa o cargo de primeiro-secretário na Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Itapetinga, na gestão 2023-2024.
A Moção de Repúdio pode ser consultada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.itapetinga.ba.leg.br/.
O vídeo da sessão em que foi aprovada a Moção de Repúdio está disponível no canal TV Câmara Itapetinga no YouTube.





