Câmara aprova Moção de Aplauso para o grupo Vamos falar sobre Autismo

A Câmara Municipal de Itapetinga aprovou, nesta terça-feira (25), a Moção Nº 17/2023, de autoria da vereadora Manu Brandão (MDB), que presta homenagem à comissão do grupo “Vamos falar sobre Autismo”. A Moção foi aprovada por unanimidade dos vereadores.

Na justificativa da Moção de Aplauso, a vereadora Manu Brandão explicou que o grupo Vamos falar sobre Autismo desempenha um serviço de excelência, atuando como uma grande rede de apoio para mais de 160 famílias.

De acordo com a justificativa, o grupo Vamos falar sobre Autismo surgiu em 2019, fruto da iniciativa da neuropsicóloga Elisângela César, com a finalidade de acolher famílias com diagnóstico recente de autismo.

A psicóloga Elisângela César Gomes é coordenadora de Assuntos Externos do Centro Especializado em Reabilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itapetinga (CER II/Apae de Itapetinga) e foi responsável por propor o projeto do Espaço de Adaptação para Pessoas com Autismo (EAPA) e do grupo Vamos falar sobre autismo.

Apesar de ter surgido no CER II/Apae de Itapetinga, hoje o grupo Vamos falar sobre Autismo é independente, formado por pais e apoiadores da causa autista.

Desde o início, a intenção foi unir as famílias de autistas para que todos pudessem compartilhar informações e se abraçar. Atualmente, o grupo conta com uma comissão organizadora composta por oito mães, que buscam realizar eventos voltados ao autismo, envolver as demais famílias, conscientizar a sociedade e lutar por políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.

Ainda segundo a justificativa da Moção de Aplauso, o grupo homenageado tem sido diário e familiar, onde todos compartilham sua rotina, se ajudam e se acolhem constantemente. Dessa forma, o grupo se dedica a promover o bem-estar e o acolhimento dos pacientes.

A sessão em que houve a aprovação da Moção de Aplauso Nº 17/2023 foi transmitida ao vivo pelo canal TV Câmara Itapetinga no YouTube e pela Fascinação AM. O vídeo fica disponível no canal para acesso e compartilhamento.

A Moção de Aplauso Nº 17/2023 pode ser consultada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), disponível no endereço: https://sapl.itapetinga.ba.leg.br/.

Abril Azul

Este mês de abril é dedicado ao autismo. A campanha Abril Azul foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de conscientizar as pessoas e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento.

O dia 2 de abril foi escolhido como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi estabelecida em 2007 pela ONU, com o objetivo de difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

Em Itapetinga, a Semana de Conscientização do Autismo foi realizada entre os dias 27 de março e 1º de abril, com lives, momento com as famílias, entrevistas em rádio e encerramento com a caminhada pelas ruas do centro da cidade.

A vereadora Manu Brandão, autora da Moção, participou da programação pela conscientização do autismo no município.

Lei Municipal

A Lei Municipal 1.563/2022 instituiu o Dia Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista no município de Itapetinga, a ser comemorado anualmente no dia 02 de abril.

A lei é fruto do Projeto de Lei N° 020/22, de autoria da vereadora Manu Brandão, que foi aprovado pela Casa Legislativa na sessão ordinária do dia 17 de novembro de 2022.

Na justificativa do projeto, a vereadora esclareceu que tem sido cada vez maior o diagnóstico de pessoas com autismo, sendo necessária uma movimentação com vistas a conscientizar, estudar e desenvolver políticas públicas que atendam às demandas desse público.

Assim, Manu Brandão propôs a criação de uma data municipal para a promoção de campanhas voltadas ao tema.

A Lei Municipal 1.563/2022 foi sancionada pelo prefeito Rodrigo Hagge (MDB) no dia 30 de novembro de 2022 e entrou em vigor na data da sua publicação, 2 de dezembro de 2022.

A partir de então, o Dia Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista passou a integrar o calendário oficial do município de Itapetinga.