Alunos das Escolas Dona Maria e Renato Leite visitam Memorial do Legislativo

Servidora Maria Léa falando para os estudantes sobre a história de Itapetinga

Na última quinta-feira (11), alunos do 2º ao 5º ano das Escolas Dona Maria e Dr. Renato Leite visitaram o Memorial do Legislativo, na Câmara Municipal de Itapetinga.

Os estudantes foram acompanhados pela diretora Rita Sampaio, pela coordenadora Marilza Rocha e pelas professoras Mary Chaves, Marta França, Gabriela Muritiba, Jucelina Gusmão, Quênia Maria Souto, Mônica Pereira, Keila Thomaz, Cleidiane Lima e Lucivânia Santos.

Durante a visita, as crianças conheceram o Plenário Ulysses Guimarães, espaço onde são realizadas as sessões ordinárias e votadas as matérias legislativas. No Plenário, as servidoras da Câmara, Ana Oliveira e Maria Léa Lima falaram para o público presente sobre o funcionamento da Casa Legislativa, destacando a importância do Poder Legislativo e da função dos vereadores.

“As servidoras explicaram que a Câmara é o espaço que representa o povo, a comunidade. Os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar como de fato as sessões funcionam”, contou a coordenadora Marilza Rocha.

As escolas da rede municipal de ensino estão participando de um projeto interdisciplinar cujo tema é “Itapetinga 70 anos: a gente ama, a gente cuida”. De acordo com a coordenadora, a visita à Câmara deu continuidade aos trabalhos executados no colégio.

Alunos no Plenário Ulysses Guimarães

No Memorial do Legislativo, a servidora Maria Léa Lima apresentou aos alunos as galerias com fotos de personalidades que marcaram a história política de Itapetinga. “Eles viram as fotos da nossa cidade no início de sua construção, de lugares que hoje já não existem mais, dos desbravadores, dos ex-prefeitos, vereadores e vereadoras que muito fizeram em prol do desenvolvimento da nossa cidade”, disse a coordenadora.

Ainda no Memorial, os estudantes viram fotos e ouviram um pouco da história dos primeiros vereadores eleitos pelo distrito de Itatinga e do primeiro prefeito do município, Juvino Oliveira.

Para a servidora Léa Lima, responsável pelo Memorial do Legislativo na atual gestão, a visita das escolas ao espaço é gratificante. “É sempre muito prazeroso receber os estudantes aqui na instituição”, avaliou.

Em comemoração ao Dia do Estudante, a Câmara de Vereadores entregou aos alunos uma lembrança institucional. “Nós comemoramos o Dia do Estudante, o que tornou a visita melhor ainda porque aconteceu em um dia importante. Eu percebi que eles saíram daqui muito felizes. Então, isso não tem preço”, ressaltou a servidora Léa Lima.

A coordenadora Marilza Rocha analisou que a visita alcançou o seu objetivo. “Com certeza cada criança saiu de lá com muito conhecimento e a convicção de que a história de sua cidade, do seu povo, está sendo valorizada e preservada. O nosso agradecimento a todos que fazem parte da Câmara Municipal de Itapetinga”, declarou.

O Memorial do Legislativo Dalva Nascimento Silva foi idealizado pela ex-vereadora Naara Duarte, que exerceu três mandatos consecutivos na Câmara Municipal de Itapetinga (2009 a 2020) e presidiu a Mesa Diretora no biênio 2019-2020. O Memorial foi inaugurado em dezembro de 2020 e Naara faleceu em janeiro de 2022.

Em 2021, por iniciativa do vereador Neto Ferraz (PSC), o Memorial ganhou o nome da ex-servidora Dalva Nascimento Silva, que exerceu a função de serviços gerais na Câmara ao longo de quase três décadas. Dalva faleceu em fevereiro de 2014.

O Memorial está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, nos horários de funcionamento do setor administrativo da Câmara de Vereadores.