Alunos da Escola O Sossego da Mamãe visitam o Memorial do Legislativo

Alunos e professoras no Memorial do Legislativo

Na manhã de quinta-feira (4), alunos do 3º ano da Escola O Sossego da Mamãe visitaram o Memorial do Legislativo na Câmara Municipal de Itapetinga.

Os estudantes conheceram o Memorial, visitaram gabinetes de vereadores, o Plenário Ulysses Guimarães, setores e departamentos do Poder Legislativo Municipal. Eles estavam acompanhados pelas professoras Havenna Ruas e Adriana Negreiro e pelo funcionário Marcelo Rares.

Durante a visita, a turma conversou com os vereadores Tarugão (MDB), Luciano Almeida (MDB), Manu Brandão (MDB), João de Deus (MDB) e Tuca (Republicanos).

Marcelo Rares, Adriana Negreiro, Maria Léa Lima e Havenna Ruas

No espaço do Memorial, a servidora Maria Léa Lima apresentou ao público as galerias de ex-prefeitos, ex-vereadores e ex-presidentes da Casa Legislativa. Léa também mostrou fotos antigas da cidade e falou sobre os primeiros vereadores eleitos pelo distrito de Itatinga e o primeiro prefeito da cidade, Juvino Oliveira.

A servidora Ana Oliveira contou que o Memorial foi inaugurado em dezembro de 2020, na gestão da presidente Naara Duarte, em uma época de pandemia da Covid-19. Por causa das medidas estabelecidas para prevenção da doença, principalmente o distanciamento social, a visitação não havia sido incentivada.

De acordo com a professora Adriana Negreiro, os alunos estão estudando a história de Itapetinga por meio de um projeto interdisciplinar que é realizado anualmente com o 3º ano.

Para a professora, a experiência foi enriquecedora. “A gente já trabalhou esse assunto, mas a visita só fez enriquecer o trabalho dos meninos. Vai valer muito”, avaliou.

Alunos no Plenário Ulysses Guimarães

A coordenadora Maria Paixão Luz disse que os estudantes chegaram encantados com a recepção da Câmara. “É muito bom fazer esse trabalho. As aulas de campo enriquecem muito a aula da professora”, comentou.

O Memorial do Legislativo está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, nos mesmos horários de funcionamento do setor administrativo da Câmara de Vereadores.

O Memorial do Legislativo foi idealizado pela ex-presidente Naara Duarte, que exerceu três mandatos como vereadora de Itapetinga (2009 a 2020), presidiu a Mesa Diretora no biênio 2019-2020 e faleceu em 2 de janeiro de 2022.

Em 2021, por iniciativa do vereador Neto Ferraz, o Memorial do Legislativo ganhou o nome da ex-servidora Dalva Nascimento Silva, que trabalhou por 29 anos na Câmara Municipal na função de serviços gerais e faleceu no dia 27 de fevereiro de 2014.