Alunos da EJA do Colégio Paulo Hagge visitam Memorial do Legislativo

Alunos da EJA do Colégio Paulo Hagge no Memorial do Legislativo

Nos dias 13 e 14 de setembro, alunos da Educação de Jovens e Adultos do Colégio Paulo Hagge (Caic) visitaram o Memorial do Legislativo na Câmara Municipal de Itapetinga.

Na terça-feira (13), os estudantes foram acompanhados pelo coordenador pedagógico Fanuel Santos e pelas professoras Heloiza Paiva e Ronaldo Rocha. Já na quarta-feira (14), as turmas foram acompanhadas pelo coordenador e pelos professores Ronaldo Rocha e Eliene Maria.

A visita fez parte do cronograma de ações e das atividades desenvolvidas no projeto Itapetinga 70 anos: a gente ama, a gente cuida. Esse projeto da rede municipal de ensino é interdisciplinar e desenvolvido por meio de pesquisas e apresentações, com o objetivo de contar a história do município de maneira lúdica, mas sem abrir mão dos fatos históricos.

“Os alunos, o coordenador e os professores tiveram um momento ímpar de conhecimento sobre o aspecto político/administrativo da história de Itapetinga, pois o local é riquíssimo em informações, além de ser um ambiente que reflete uma beleza artística e que desperta em seus visitantes a vontade de viajar no tempo e melhor conhecer a história de sua cidade”, avalia o coordenador Fanuel Santos.

Vereadores falaram sobre a função do Poder Legislativo Municipal

Além da visita ao Memorial, nos dois dias, os alunos tiveram acesso ao Plenário da Casa Legislativa, que é o espaço onde são realizadas as sessões e audiências públicas.

Na quarta-feira, o público teve a oportunidade de conversar com diversos vereadores que estavam no Plenário para realização da sessão ordinária daquele dia. Estiveram presentes os vereadores Tuca (Republicanos), Gegê (PSB), Tarugão (MDB), Pastor Evandro (PSD), Carlão de Palmares (MDB) e também o ex-vereador Daniel Moreira.

No Plenário Ulysses Guimarães, os vereadores falaram para os visitantes sobre a função do Poder Legislativo Municipal e se colocaram à disposição da comunidade.

Vereador do município por três mandatos e hoje secretário municipal de Transportes, Daniel Moreira compartilhou um pouco da sua experiência e trajetória de vida pública com os jovens.

“Todos eles esclareceram para os alunos sobre o papel do vereador, incentivando-os a prosseguirem nos estudos e a exercerem o direito à cidadania”, conta o coordenador.

Léa Lima e o ex-vereador Daniel Moreira apresentando o Legislativo e o Memorial ao público

A servidora Maria Léa Lima apresentou o Memorial do Legislativo ao público, destacando a importância da contribuição de ex-prefeitos e ex-vereadores para a história e desenvolvimento da cidade.

No Memorial, é possível conhecer os primeiros representantes do ainda distrito de Itatinga e verificar as galerias com fotos dos ex-vereadores, ex-presidentes da Câmara Municipal e ex-prefeitos da cidade.

O Memorial guarda ainda documentos históricos como o primeiro livro de atas da Câmara Municipal de Itapetinga, em que estão registradas as primeiras sessões, as posses dos primeiros vereadores e do primeiro prefeito do município.

A servidora Léa Lima e estudantes do Colégio Paulo Hagge

O Memorial do Legislativo foi idealizado pela ex-vereadora Naara Duarte, que exerceu três mandatos consecutivos na Câmara de Vereadores de Itapetinga (2009 a 2020) e foi presidente da Mesa Diretora no biênio 2019-2020. Naara inaugurou o Memorial em dezembro de 2020 e faleceu em janeiro de 2022.

Em 2021, por iniciativa do vereador Neto Ferraz (PSC), o Memorial do Legislativo ganhou o nome da ex-servidora Dalva Nascimento Silva, que trabalhou ao longo de praticamente três décadas na Câmara e faleceu em fevereiro de 2014.

Segundo o coordenador Fanuel Santos, os alunos ficaram radiantes com a visita ao Memorial do Legislativo. “Parabéns a Léa e a todos os envolvidos na criação e manutenção do Memorial da Câmara”, comenta salientando o zelo e a dedicação da servidora Maria Léa.