Alunos da Cooedita visitam Memorial do Legislativo

O Memorial do Legislativo da Câmara Municipal de Itapetinga recebeu mais uma vez a visita de alunos da Cooperativa Educacional de Itapetinga (Cooedita). Essa foi a vez dos estudantes do 4º ano do Fundamental I conhecerem um pouco mais sobre a história política da cidade. A visita aconteceu nesta quarta-feira (26).

No Memorial, as crianças puderam ver fotos dos ex-vereadores e ex-prefeitos de Itapetinga, observaram a galeria de ex-presidentes da Câmara Municipal, o primeiro livro de atas e outros documentos históricos que revelam aspectos da trajetória do Poder Legislativo Municipal.

A turma foi acompanhada por uma equipe composta pela coordenadora Cláudia Campos, responsável pelos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), professora Mariana Lima e Geórgia Menezes.

De acordo com a professora Mariana Lima, a visita faz parte das atividades das disciplinas de história e geografia, com foco no estudo dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

A coordenadora Cláudia Campos avaliou a visita positivamente. “Com a visita à Câmara, os alunos do 4º ano puderam perceber in loco como é a organização do espaço, bem como conhecer a história política do município. Fomos muito bem recebidos e as crianças amaram a recepção, fazendo muitas perguntas. Ótimo encontro”, declarou.

Além do Memorial, o grupo conheceu o Plenário Ulysses Guimarães, a Secretaria Administrativa da Câmara, gabinetes de vereadores, o gabinete da Presidência da Câmara e outros setores do órgão legislativo municipal.

A visita foi guiada por Maria Léa Lima, que apresentou os espaços aos alunos, explicou o funcionamento da Câmara de Vereadores e contou um pouco da história da cidade, ressaltando a importância do Poder Legislativo e de se preservar a memória da instituição.

Memorial do Legislativo

O Memorial do Legislativo Dalva Nascimento Silva conta com um acervo composto pela galeria de ex-presidentes da Câmara Municipal de Itapetinga, fotos antigas da cidade, quadros com fotos de ex-vereadores e informações sobre os ex-prefeitos e outras personalidades que marcaram a trajetória política do município.

Entre os documentos históricos que compõem o acervo está o primeiro livro de atas da Câmara, no qual estão registradas as posses dos primeiros vereadores e do primeiro prefeito de Itapetinga, Juvino Oliveira.

O Memorial do Legislativo foi idealizado pela então vereadora Naara Duarte e inaugurado em dezembro de 2020, quando ela ocupava o cargo de presidente da Mesa Diretora. Naara exerceu três mandatos consecutivos na Câmara (2009 a 2020), presidiu a Mesa Diretora de 2019 a 2020 e faleceu em janeiro de 2022.

No ano de 2021, por iniciativa do vereador Neto Ferraz (PSC), o Memorial ganhou o nome da ex-servidora Dalva Nascimento Silva, que trabalhou por quase três décadas na Câmara Municipal.

O Memorial está aberto à visitação e funciona semanalmente, nos mesmos horários de funcionamento da Câmara de Vereadores. Diversas escolas, educadores, autoridades, ex-vereadores, pessoas da comunidade local e de outras cidades já visitaram o Memorial.