Vereadores visitam lagoas de tratamento de esgotos para despoluição do Rio Catolé

Foto: Gazinho

Membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapetinga e outros vereadores acompanharam ontem (19) o prefeito Rodrigo Hagge e secretários municipais em visita às lagoas de decantação de esgoto do município. Estiveram presentes a presidenta Naara Duarte e os vereadores Sargento Alberto (vice-presidente), Nailton Negreiro (primeiro-secretário), Anderson da Nova (segundo-secretário), Fabiano Bahia, Jair Saloes, Tarugão e José Antunes.

Conforme informações da Prefeitura Municipal de Itapetinga, a área destinada ao tratamento do esgoto ficou liberada para reativar um projeto, iniciado pelo então prefeito Michel Hagge em 2005, que previa sanear todo o município.  Na época, a prefeitura celebrou um convênio de cerca de R$ 7 milhões. O governo investiu R$ 5 milhões na construção das lagoas e na ligação de boa parte da tubulação que levaria o esgoto das casas a elas e, após tratada, da água limpa ao leito do rio. Agora, o prefeito Rodrigo Hagge fez uma readequação para utilizar a verba ainda remanescente (cerca de R$ 2 milhões) e recuperar parte do projeto, que estava parado desde 2007.

Segundo a Prefeitura, inicialmente, o governo municipal recuperará uma das nove lagoas, que se encontram em alto nível de degradação, preparará uma estação elevatória no Quintas do Sul, que levará o esgoto para a área recuperada, além de fazer uma expansão da rede e instalação de filtros.

*Com informações da Ascom da Prefeitura Municipal de Itapetinga