Tribuna Popular: Martin Souza fala sobre agricultura familiar e crédito fundiário

Na sessão ordinária desta quarta-feira (31), a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores foi usada por Martin Souza, presidente da associação Campo Verde e assentado da ASCOANI (Associação Comunitária e Agrícola da Nova Itapetinga), para falar sobre agricultura familiar e crédito fundiário.

Embora se apresente como contrário às invasões de terra, Martin criticou a retirada de direitos que as associações sem títulos de terra vêm sofrendo, classificando como “uma invasão ao contrário”. Ele também criticou as afirmações de que a produção alimentícia decorrente da agricultura familiar não é suficiente para alimentar a população: “quando você chega lá no mercado, nas quitandas, na feira livre, os produtos que estão ali e você leva para casa vêm da agricultura familiar”, afirmou.

Martin lembrou que é através do crédito fundiário que são formadas as associações, e por isso é dever do governo financiar as terras para que as pessoas possam trabalhar. Além disso, ele cobrou que houvesse representantes das mais diversas áreas para discutir a situação fundiária do município, não se restringindo apenas ao agronegócio. “Não precisamos destruir um categoria pra construir outra. Nós vivemos no século XXI e precisamos dialogar. Eu respeito vocês na condição de vereadores porque vocês podem fazer mais do que estão fazendo”, declarou Martin.

A Tribuna Popular é o espaço destinado à participação dos cidadãos nas sessões ordinárias.

Conforme o Regimento Interno da Câmara, qualquer eleitor do município ou representante de entidade legalmente constituída poderá usar a Tribuna Popular. Para isso, é preciso fazer a inscrição com antecedência de 48 horas na Secretaria Administrativa da Casa.

A Tribuna Popular pode ser usada para defender ou contrariar proposições em tramitação ou expor tema de interesse público municipal.

As sessões da Câmara de Vereadores de Itapetinga são abertas ao público e transmitidas ao vivo pela Fascinação AM e pelo canal TV Câmara Itapetinga no YouTube. Os vídeos ficam disponíveis para acesso e compartilhamento no canal.