Setembro Amarelo: Câmara firma parceria com projeto do Colégio Modelo para valorização da vida

Nesta terça-feira (3), em reunião com a professora Geane Lira e alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a presidenta da Câmara Municipal de Itapetinga, Naara Duarte (DEM), garantiu o apoio do Poder Legislativo a um projeto sobre a valorização da vida e prevenção do suicídio. A ideia é promover uma sessão especial, em parceria com a escola, para ampliar o debate acerca do tema neste mês em que se realiza a campanha Setembro Amarelo.

O projeto do Colégio Modelo é desenvolvido por seis turmas do 3º ano do Ensino Médio, que fazem pesquisas sobre assuntos como depressão e prevenção do suicídio e apresentam os resultados obtidos para estudantes do 1º e 2º ano. Trata-se de um projeto interdisciplinar, que envolve disciplinas das áreas de Linguagens, Ciências Humanas e Exatas.

Durante a reunião, a professora Geane Lira falou sobre a campanha Setembro Amarelo e destacou a importância das ações de conscientização para desmistificar o tema, levando em consideração o trauma que o suicídio acarreta no meio social.

No Brasil, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos. A campanha Setembro Amarelo vem justamente conscientizar as pessoas que o suicídio pode ser evitado. Dados da Organização Mundial da Saúde  (OMS) apontam que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas.

Como ficou definido na reunião, a Mesa Diretora da Câmara deu entrada hoje em requerimento solicitando a realização da sessão especial dedicada ao Setembro Amarelo, com data prevista para o próximo dia 19. O documento deverá ser votado na próxima sessão ordinária.