Sessão Solene abre oficialmente trabalhos legislativos de 2018

A Câmara Municipal de Itapetinga abriu oficialmente o ano legislativo em sessão solene realizada na noite dessa quinta-feira (15), ocasião em que foi apresentada a mensagem anual do prefeito Rodrigo Hagge (PMDB).

Em seu discurso, o presidente Eliomar Barreira (PMDB), o Tarugão, deu as boas-vindas aos vereadores e prometeu tornar a Câmara mais participativa, realizando sessões itinerantes no distrito de Bandeira do Colônia e no povoado de Palmares.

Conforme orienta a Lei Orgânica do Município, o prefeito encaminhou à Casa a mensagem anual, destacando as principais ações desenvolvidas no ano de 2017. O vereador Jair Saloes (PMDB), líder do governo na Câmara, fez a leitura da mensagem, que também ressalta os problemas encontrados pela atual gestão: “E mesmo enfrentando sérias dificuldades financeiras em decorrência da frustação de receitas e também por consequência de uma crise financeira maior que nosso país atravessa, neste primeiro ano de gestão, conseguimos avanços significativos nas mais diversas áreas, principalmente na saúde, educação, infraestrutura, na reorganização financeira do município, além de regularizarmos os salários dos servidores que estavam atrasados”.

De acordo com o texto, a reabertura do Parque Zoobotânico da Matinha ainda é um grande desafio. Entretanto, o prefeito assegurou que todos os recursos técnicos e financeiros possíveis estão sendo empregados para a realização das obras necessárias e o atendimento às condicionantes impostas pelos órgãos ambientais.

Sobre a geração de emprego na cidade, o prefeito disse em sua mensagem anual que tem trabalhado no intuito de proporcionar o crescimento industrial e comercial. “Fizemos contatos com empresas, entretanto há diversos obstáculos burocráticos e também de infraestrutura necessária para a atração destas empresas, que buscaremos superar a partir deste ano”, afirmou. O texto cita ainda que, apesar da crise econômica, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que é vinculado ao Ministério do Trabalho, Itapetinga figura com a sétima colocação entre os mais de 400 municípios da Bahia que mais geraram empregos formais no ano passado.

Conforme a mensagem do prefeito, o ano de 2017 foi finalizado com mais de R$ 6 milhões em emendas direcionadas para o município através de parlamentares que subscreveram no Orçamento Geral da União e também por meio de propostas voluntárias. “O nosso desafio para o ano que se iniciou será apresentar projetos para que os recursos sejam empenhados e efetivamente aplicados, e buscar ampliar estas ações que também contribuirão para a geração de empregos, pois a cada obra realizada por meio de empresas contratadas, novos campos de trabalhos são abertos”, declarou.

A primeira sessão ordinária de 2018 está prevista para ocorrer na próxima quarta-feira (21). As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Itapetinga acontecem nas quartas e quintas-feiras, a partir das 19 horas, e são transmitidas através de duas emissoras de rádio: Fascinação AM e Cidade FM.