OAB nas Escolas é tema de sessão especial

Foto: Davi Ferraz

A Câmara Municipal de Itapetinga realizou, nessa quinta-feira (8), uma sessão especial sobre o projeto “OAB nas Escolas”, da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Itapetinga, que tem como objetivo conscientizar estudantes sobre a importância dos direitos humanos e da cidadania, por meio de palestras e debates realizados por advogados voluntários nas salas de aula. O evento foi de iniciativa da Mesa Diretora.

A mesa de debates da sessão especial contou com a participação do prefeito em exercício, Renan Pereira; do professor Dimas de Oliveira, representando o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb); do professor Manoel Neto; do secretário municipal de Educação, Geraldo Trindade; da vice-presidente da OAB de Itapetinga, Liliane Oliveira de Araújo; da presidente da Comissão de Direitos Humanos da Subseção, Lana Carla de Oliveira Carvalho; e do advogado Itamar Rios, membro da mesma comissão e palestrante da sessão.

Itamar Rios explicou que o projeto visa aproximar a OAB da comunidade, com o objetivo principal de levar aos estudantes informações fundamentais da área do Direito, cumprindo, assim, uma função institucional da entidade, a de auxiliar na formação e desenvolvimento da sociedade. O advogado destacou em sua palestra a importância dos Direitos Humanos e, em especial, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que é o tema trabalhado pelo projeto neste ano.

O palestrante esclareceu que os Direitos Humanos estão diretamente relacionados com aqueles direitos que a pessoa adquire pelo simples fato de ser humana. “Quais seriam esses direitos humanos? Direito à vida, direito à liberdade, direito à dignidade, direito ao respeito, às suas escolhas, à sua individualidade. Então, todos esses direitos que acompanham o indivíduo, que compõem a dignidade da pessoa, estão relacionados aos Direitos Humanos”, completou. Itamar Rios lembrou que a Declaração Universal dos Direitos Humanos veio justamente para consolidar esses direitos, como uma resposta aos horrores cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Foto: Davi Ferraz

“No dia em que nós tivermos uma sociedade conhecedora dos seus direitos e dos seus deveres plenos, eu tenho certeza absoluta de que nós vamos ter uma sociedade justa, uma sociedade benevolente, que venha em benefício de todo o povo do nosso país”, afirmou o prefeito em exercício, Renan Pereira.

Lançado em abril em Itapetinga, o projeto OAB nas Escolas vai beneficiar alunos das redes pública e privada do município, além do ensino superior. O projeto que incentiva ações de cidadania e leva conhecimentos de direitos básicos aos estudantes é realizado em todos os estados brasileiros, mas com ações diferenciadas, planejadas e organizadas por cada subseção.