Câmara presta homenagem a ex-combatente da 2ª Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial acabou há mais de 70 anos, mas em Itapetinga o Segundo Tenente João Medeiros Pires, de 95 anos, guarda muitas memórias do conflito que mudou os rumos do planeta e custou a vida de mais de 60 milhões de pessoas. Ele foi um dos 25.334 pracinhas da Força Expedicionária Brasileira enviados à Itália em 1944 para combater o nazifascismo. Nessa quinta-feira (26), o ex-combatente foi homenageado pela Câmara de Vereadores com uma Moção de Aplausos, de autoria do vereador Anderson da Nova (DEM).

Incorporado ao Exército em 1943, o Segundo Tenente João Medeiros Pires foi condecorado com a Medalha Sangue do Brasil, instituída pelo Decreto-Lei nº 7.709, de 5 de julho de 1945, com o objetivo de agraciar oficiais, praças, assemelhados e civis, destacados para o teatro de operações na Itália, e que ali tivessem sido feridos em consequência de ação objetiva do inimigo.

A Segunda Guerra, entre 1939 e 1945, dividiu o mundo entre países que apoiavam o nazismo e os que eram contra. O Brasil entrou na guerra, depois de ter vários navios afundados pelos Alemães. Os pracinhas brasileiros lutaram contra o exército alemão com armamentos americanos e enfrentaram um inverno que chegou a 15° negativos. Foi com a ajuda deles que os países aliados, sob o comando dos Estados Unidos, conseguiram expulsar os alemães de Monte Castello, no norte da Itália.