Câmara manifesta pesar e decreta luto oficial pelo falecimento do ex-deputado Eujácio Simões Filho

A Câmara Municipal de Itapetinga manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do ex-deputado federal Eujácio Simões Viana Filho, aos 71 anos, ocorrido em Salvador e confirmado nesse domingo (18).

Eujácio, que era natural da cidade vizinha Itororó (BA), recebeu do Poder Legislativo Municipal o Título de Cidadão Itapetinguense no ano de 1995, em reconhecimento aos serviços prestados ao município, especialmente pelo incentivo à geração de emprego e renda. Ele era filho do ex-deputado estadual e primeiro prefeito de Itororó, o pecuarista Eujácio Simões Viana, falecido em 2007.

Em novembro de 1986, Eujácio Simões Filho elegeu-se deputado estadual constituinte, pelo Partido da Frente Liberal (PFL). Participou dos trabalhos na Assembleia Estadual Constituinte como vice-presidente da Comissão Sistematizadora, foi deputado estadual pelo antigo PFL de 1987 a 1991 e de 1991 a 1995, deputado federal pelo PL de 1995 a 2003 e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) de 1994 a 1995.

Arquiteto formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), também foi diretor da Fundação Instituto de Urbanismo e Administração Municipal, em Salvador, diretor da Empresa Baiana de Saneamento, presidente da Companhia de Engenharia Rural da Bahia e exerceu, ainda, a atividade de empresário rural. Eujácio deixa um casal de filhos e um neto.

Neste momento de dor, a presidenta da Câmara, Naara Duarte, e demais vereadores manifestam solidariedade aos familiares e amigos do ex-deputado Eujácio Simões Filho e reconhecem os relevantes serviços por ele prestados ao Estado da Bahia e ao Brasil na sua atuação como deputado estadual, deputado estadual constituinte e deputado federal. A Câmara publicou a Portaria 653/2019, decretando luto oficial de três dias no âmbito do Poder Legislativo Municipal.

Veja a biografia completa do ex-deputado Eujácio Simões Filho:http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/eujacio-simoes-viana-filho