Câmara discute hoje possível fechamento da Base Regional de Saúde de Itapetinga

A Câmara Municipal de Itapetinga realiza hoje (28), a partir das 19 horas, uma sessão especial para discutir o possível fechamento da Base Regional de Saúde (antiga 14ª Dires). O evento é de iniciativa da Mesa Diretora da Casa Legislativa e atende a um pedido de apoio de servidores da Base que estiveram na Câmara na semana passada.

De acordo com os vereadores, o fechamento da Base Regional de Saúde (BRS) pode prejudicar o acesso da população a medicamentos e a outros importantes serviços oferecidos pelo órgão não só a Itapetinga, mas a diversos outros municípios do Médio Sudoeste. Também há a preocupação com o futuro dos servidores, que temem ser prejudicados.

A BRS de Itapetinga faz parte do Núcleo Regional de Saúde Sudoeste, com sede em Vitória da Conquista. Com a extinção das Diretorias Regionais de Saúde (Dires) e a criação dos Núcleos Regionais de Saúde (NRS), as estruturas físicas ocupadas pelas antigas Dires foram mantidas como bases operacionais do sistema, com manutenção da rede de frio, dispensação de medicamentos, processamento de dados da vigilância e locais de fixação dos profissionais envolvidos nas ações de vigilância de saúde, bem como de toda a infraestrutura logística necessária para a consecução dessas atividades.

Além da realização da sessão especial, a Câmara de Vereadores também aprovou uma Moção de Apoio aos servidores da BRS de Itapetinga. O documento, de autoria dos vereadores Anderson da Nova e Naara Duarte, ambos do DEM, defende a permanência da Base na cidade.