Câmara Cidadã: convidados dão dicas sobre empreendedorismo em tempos de coronavírus

Como empreender em meio à pandemia da Covid-19? A crise sanitária provocada pelo avanço do novo coronavírus trouxe também problemas econômicos e impôs novas formas de comportamento social, estratégias de negócios e necessidade de reinvenção aos diversos setores da sociedade. Para debater esses assuntos, a Câmara Cidadã levou ao ar, nessa segunda-feira (20), uma live com a participação de convidados com experiência no universo do empreendedorismo.

Pedro Teodoro, de São Mateus-ES, é palestrante, escritor, empreendedor e investidor do mercado financeiro. Durante sua participação na live, ele chamou a atenção para a tendência de transformação nas estruturas convencionais de prestação de serviços, com a ampliação, por exemplo, do atendimento digital e trabalho home office. “Hoje nós estamos vivendo um momento em que estamos impedidos de sair de nossas casas, de certa forma, inclusive impedidos de estar em locais com aglomeração de pessoas. E, diante desse momento, como é que eu me reinvento?”, questionou.  Para ele, que também é fundador do Projeto Família Cristã, a resposta tem a ver com o conhecimento de si mesmo, a prática da fé e dedicação ao desenvolvimento pessoal.

O master coach Delair Piske, de Vitória da Conquista-BA, comentou impactos da pandemia para o comércio não essencial. Ele também é empresário e tem formação em administração de empresas. “O cenário do varejo, de lojas físicas, está sofrendo uma mudança drástica e quem realmente não se adaptar a essa mudança vai sair do mercado”, alertou.

Segundo o convidado da Câmara Cidadã, ganha o empreendedor que entende o comportamento do cliente. Entre as dicas para quem quer superar a crise está a necessidade de investir em marketing digital, marcando presença nos mais diversos canais para atender ao cliente. No entanto, conforme Delair Piske, a arte de empreender demanda estudo, capacitação, domínio de competências nas áreas financeira e de gestão. “Empreender não é para amador, principalmente no cenário atual”, ressaltou.

Também participou da live o desenvolvedor web José Ribeiro. Ele falou sobre ferramentas disponíveis para empreendedores que desejam reposicionar seus negócios no mundo digital.

Essa foi a quinta live da Câmara Cidadã. Idealizado pela presidenta Naara Duarte (PSC), o projeto busca promover debates de interesse público, aproximando o Poder Legislativo da população na internet. Até o momento, todos os encontros virtuais tiveram relação com o tema pandemia. As lives são realizadas às segundas-feiras, às 19 horas, com transmissão pelo Facebook/camaraitapetingaoficial, Fascinação AM e TV Câmara Itapetinga no YouTube.