Audiência pública vai discutir agricultura familiar e segurança alimentar

No próximo dia 9 de maio, a Câmara Municipal de Itapetinga vai realizar uma audiência pública para discutir o tema “Agricultura familiar e segurança alimentar: desafios para inovação e sustentabilidade”. O requerimento para realização do evento, de autoria do vereador Anderson da Nova (DEM), foi aprovado na sessão ordinária dessa quinta-feira (12).

De acordo com Anderson, a audiência pública busca ampliar o debate com a sociedade sobre alternativas para aproveitar a mão de obra ociosa e incentivar a união entre os pequenos produtores com o objetivo de gerar renda e emprego. Nesse sentido, estarão em pauta assuntos como a criação de cooperativas familiares, criação de um cinturão verde no município e implantação de ações públicas para exportação de artesanato, além da criação de uma central de vendas para escoar a produção.

O autor do requerimento justifica que o município de Itapetinga é o centro regional do Médio Sudoeste, abrangendo 12 cidades que podem ser beneficiadas com os produtos provenientes da agricultura familiar.

Anderson lembrou que houve um grande desenvolvimento na época em que foi implantada a antiga Azaleia em Itapetinga, mas, ao longo dos anos, os empregos foram reduzidos. Segundo o vereador, atualmente a população do município está passando por uma séria crise devido à falta de geração de emprego e renda.