Contato
19/11 quarta-feira

CÂMARA MUNICIPAL
ITAPETINGA – BA

Contato
19/11 quarta-feira

Câmara realiza primeira sessão ordinária do segundo semestre legislativo

A Câmara Municipal de Itapetinga realizou, nesta quarta-feira (5), a sessão ordinária de reabertura das atividades legislativas do ano de 2020. Em razão da pandemia da Covid-19, as sessões continuarão acontecendo através de plataforma digital, com transmissão ao vivo pela internet e Fascinação AM.

Em seu pronunciamento, a presidenta Naara Duarte (PSC) explicou que, mesmo durante o recesso parlamentar de julho, a Câmara de Vereadores continuou promovendo debates de interesse público por meio do projeto Câmara Cidadã. Já foram realizadas sete lives com discussões sobre assuntos relacionados ao enfrentamento do novo coronavírus.

Foram lidas quatro proposições legislativas que passam a tramitar na Casa, entre elas duas indicações do vereador Eliomar Barreira (MDB), o Tarugão, solicitando ao Poder Executivo a pavimentação de ruas no Quintas do Morumbi e a restauração do corrimão de pedestre na ponte que liga os bairros Vila Isabel e Nova Itapetinga. Já o vereador Nailton Negreiro (Republicanos) apresentou Moção de Pesar pelo falecimento do senhor Dorival Almeida, mais conhecido como Dorinha, ocorrido no último domingo (2).

Também foi lido o requerimento da Mesa Diretora para a realização de uma sessão especial com o objetivo de discutir junto ao Grupo HUB-Itapetinga o Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento do novo Coronavírus.

A presidenta pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19 em Itapetinga. No boletim de terça-feira (4), a cidade registrou mais duas mortes, totalizando 28 óbitos em decorrência da doença causada pelo coronavírus.

Naara também fez a proposta para deixar a votação das matérias da ordem do dia para a sessão de quinta-feira (6) e, assim, oportunizar um espaço maior para os discursos dos parlamentares durante a primeira sessão do segundo semestre legislativo. Os vereadores aceitaram a sugestão.

Jair Saloes (MDB) fez um apelo para a população de Itapetinga evitar o contágio e a propagação da Covid-19. Comentou sobre seus esforços junto aos órgãos competentes na busca por intervenções na BA-263, com a intenção de melhorar o acesso à cidade e evitar acidentes. Divulgou ainda a Semana Municipal de Segurança no Trânsito, que ocorre na primeira semana de agosto e foi instituída pela Lei Municipal 1.405/2018.

Sargento Alberto (PSC) chamou a atenção para a necessidade do comprometimento de todas as pessoas no combate à Covid-19. Informou que tem solicitado a instalação de um posto policial no bairro Vila Érika, para garantir mais segurança aos moradores daquela localidade.

O vereador José Antunes (PSC) esclareceu que, mesmo durante o recesso, vários documentos de sua autoria foram acatados pelo Poder Executivo e as providências solicitadas estão em andamento, como a instalação de redutores de velocidade na Avenida Álvaro Nascimento e pavimentação de ruas no bairro Quintas do Morumbi. José Antunes disse que sua luta continua pelo calçadão para prática de atividade física na Praça José Luna, na Nova Itapetinga.

Valdeir Chagas (PDT) cobrou, entre outras coisas, o calçamento de ruas do bairro São Francisco de Assis e ressaltou a dificuldade dos moradores em períodos de chuva. Assegurou que continuará cobrando também a implantação de academias públicas nas praças da cidade.

Ao falar sobre os trabalhos desenvolvidos, Márcio Piu (PSC) informou que solicitou, por meio de indicação, à Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comutran) a sinalização da praça conhecida como “Forró do Candeeiro” e a obra já foi realizada. Citou algumas indicações para pavimentação de ruas e parabenizou o Grupo HUB-Itapetinga pelas ações educativas e de solidariedade realizadas.

O vereador Fabiano Bahia (DEM) explicou que o recesso era apenas das sessões virtuais, porque os vereadores não pararam de desenvolver os seus trabalhos nesse período. Em relação ao enfrentamento da pandemia no município, ele destacou o empenho do secretário municipal de Saúde, Hugo Sousa, ao responder os questionamentos e cobranças dos vereadores. Salientou que é preciso intensificar a fiscalização do cumprimento das medidas e recomendações de segurança. “Não acabou a pandemia. A população precisa se policiar. A população precisa ter responsabilidade”, advertiu.

Romildo Teixeira (PDT) contou que não parou um minuto durante o recesso. “Meu papel como vereador é trabalhar em prol da população”, declarou. Relatou que perdeu um tio vítima de Covid-19 e garantiu que não se cansará de lutar por uma saúde melhor para a população e pela implantação de um hospital municipal.

Ao comentar sobre a pandemia da Covid-19, o vereador Nailton Negreiro deixou uma reflexão bíblica e uma palavra de esperança para o momento desafiador que a humanidade está vivenciando. Fazendo menção à passagem do Dia Nacional da Saúde, comemorado nesta quarta-feira, conclamou as pessoas a respeitarem as orientações das autoridades de saúde, por exemplo, higienizando as mãos frequentemente, usando máscaras e mantendo o distanciamento físico.

Eliomar Barreira (Tarugão) pediu que as pessoas não discriminem os pacientes com Covid-19. Elogiou o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e indicou algumas medidas de prevenção para as pessoas que convivem com pessoas idosas, como o uso de máscara mesmo dentro de casa e o respeito à distância mínima de 1,5m recomendada por especialistas em saúde.

No segundo período do ano legislativo, que vai de 1º de agosto a 15 de dezembro, as sessões ordinárias voltam a ser promovidas às quartas e quintas-feiras. Por enquanto, as sessões virtuais estão ocorrendo no turno matutino, às 10 horas. Acompanhe a transmissão ao vivo pela Fascinação AM, Facebook/camaraitapetingaoficial e TV Câmara Itapetinga (YouTube).