02:53hs

Hora Certa

Comissões da Câmara realizam audiência pública para discutir qualidade da água

A Comissão de Saúde e Saneamento e a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Itapetinga vão realizar uma audiência pública para discutir a qualidade da água consumida no município. O evento acontecerá no dia 10 de maio, às 19 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.

A divulgação de dados sobre uma possível contaminação da água de Itapetinga por agrotóxicos gerou a preocupação das comissões de Saúde e Saneamento e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, que, após promoverem reuniões com os setores competentes, decidiram pela realização da audiência, ampliando o debate para toda a comunidade.

O diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Alex Dutra, encaminhou à Câmara Municipal, com cópia para todos os vereadores, o relatório semestral do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), justificando que a água fornecida pelo Saae reúne todas as características de potabilidade. No documento, ele ressalta que a contaminação da água por agrotóxicos ocorre principalmente de forma difusa, o que dificulta a adoção de medidas que impeçam sua chegada aos rios e lagos. “A única forma de combate ao problema é por meio de uma racionalização no uso de agrotóxicos, envolvendo campanhas esclarecedoras junto aos agricultores e utilização de mecanismos institucionais e legais para limitação de seu emprego”, explica Alex Dutra.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.